Domingos

Eu costumava odiar domingos. Aquele peso da segunda-feira que pairava nós era opressor demais, especialmente quando assistir Gugu, Faustão e Silvio Santos perdeu a graça. Passava o dia meio amuada, tentando esquecer que em algumas horas teria aula e provas e trabalhos. Mal sabia o que me aguardava.

Hoje em dia, eu inclusive trabalho aos domingos. Essa coisa de home office combinado com um WhatsApp non stop com os clientes, eu atendo solicitações à noite, final de semana e feriados. É a vida. Mas ainda assim, passei a apreciar os domingos.

Não é todo domingo que eu trabalho. Aliás, eles são exceções. Compromissos sociais geralmente acontecem aos sábados e o máximo de obrigação que tenho nesse dia é ir almoçar na casa da mãe. Isso significa muitas horas para eu gastar como bem entender – um luxo ultimamente. Para escrever no blog, colocar a agenda em dia, ler, ver as séries acumuladas, jogar videogame.

Tenho dormido pouco, mas aos domingos isso não importa. É gostoso acordar cedo, fazer um chá, abrir o jornal no tablet e ler a coluna do Verissimo. É ótima a sensação de ter um dia todo pela frente que, ao invés de me stressar, vai me preparar para acordar feliz e saltitante na segunda-feira, o dia mais pesado aqui na firma.

Esse é um dia em que eu posso ser a pessoa que pretendo ser durante todos os outros dias. Posso fazer uma caminhada (o que nunca faço), guardar minhas coisas no lugar, ousar no almoço com uma receita nova.

Domingos têm um gostinho de nostalgia. Dá saudade até do non sense do Silvio Santos, da comida do Clube Leopoldina (uhmmm farofa) e do frango frito com macarronada e tutu da minha avó, o cardápio perfeito de um domingo lá na casa dos Pandeló. Quando eu olho pra trás e penso ~sabia de nada, inocente~, também penso em como a vida ensina a gente a ter mais calma, mais paciência e menos mimimi. E essa sensação é muito melhor do que sofrer antecipadamente por uma segunda-feira que (vai que) pode ser incrível.

Viva os domingos.

Deixe uma resposta

