Um brinde de chá

927370_526894780743401_188762095_n

Sempre que chegava visita lá em casa, minha mãe oferecia um cafezinho. Mineiro tem dessas coisas, de querer agradar os outros pelo estômago. Cresci acostumada ao cheiro do ouro negro passando pelo coador de pano, e quando virei gente grande fui parar num dos ambientes mais consumidores de café de que se tem conhecimento: redação de jornal.

Não tinha escolha: era apaixonada pelo café. Nem queria ter, porque aprendi a amar o gosto, o cheiro, a temperatura e a ciência de prepará-lo – se essa coisa de ser jornalista não der certo, mantenho vivo o sonho de virar barista. De quatro a seis xícaras por dia, não havia ameaça de gastrite que nos separasse.

Talvez por isso nunca tenha me rendido aos charmes de qualquer outra bebida quente. Chocolate era bebido gelado, para combater as altas temperaturas da cidade, e chá nunca foi a minha praia. Puro preconceito, admito, pelo estigma que o chá ainda tem no Brasil de ser uma bebida ~phyna~ e elitizada. Ou de gente chata mesmo.

Bobeira, como descobriria. Desde que me mudei para Petrópolis, conheci pessoas que realmente bebiam e até colecionavam saquinhos de chá. Mas foi o Daniel, meu menino carioca, quem me apresentou o sr. Earl Grey e me fez acostumar com a ideia de que, por aqui, o mate substitui o suco do lanche numa boa.

Talvez seja essa uma das mudanças mais significativas dos últimos cinco anos. Ontem foi o quinto aniversário de que me mudei para essa terra gelada e linda, e agora mais que nunca olho para trás, para a menina que veio para cá aos 21 querendo mais experiências e aprendizado. Agora que estou prestes a pegar o diploma, percebo o quanto aprendi também fora das cadeiras da faculdade e o quanto sair do lugar fez daquela garota tímida e sem horizontes uma pessoa um pouco mais experiente hoje – e certamente muito mais feliz.

Acho que merece um brinde. De chá.

Deixe uma resposta

