Por que ler livros digitais?

Pela praticidade.

Ei, não me entenda mal: gosto tanto do cheirinho de livro novo quando você. Também adoro passar as páginas, retirar o marcador para voltar a mergulhar naquela história e colocar o exemplar lido de volta à estante, com muito orgulho, com muito amor.

Mas prestenção nesse livro aqui:

Infinite Jest

Comprei via Amazon UK e, mais de um mês depois, quando chegou o pacote com outros livros e DVDs que tinha adquirido, me deparei com esse calhamaço do David Foster Wallace. Não me surpreendi, pois já tinha me informado da quantidade de páginas do volume – são 1.104, caso você queira saber. Já contava com muitas horas segurando o livro pesado (o que, pra ser justa, ele acabou não sendo). O que mais incomodou foi a diagramação das páginas, com uma fonte pequenininha e que me obrigava a forçar a brochura para conseguir ler as frases completas. Assim:

Infinite Jest 2

Pensei: “esse livro vai ficar imprestável quando eu terminar”. E eu tenho amor aos meus livros – quem já pegou algum emprestado comigo sabe disso. Coloquei o “Infinite Jest” na estante e me resignei ao fato de que lê-lo poderia ser uma experiência um pouco mais complicada do que eu imaginava. Mas eu queria lê-lo, de verdade. Não pelo hype que o Foster Wallace ganhou principalmente após seu suicídio (ah, a ironia…), mas porque li bastante sobre ele no livro de ensaios do Jonathan Franzen e acabei procurando a sinopse do “Infinite”, o que nunca faço. Soube que a Companhia das Letras estava trabalhando na tradução para um lançamento num futuro não muito distante, mas tenho tentado ler autores de língua inglesa no original, pra não enferrujar.

E eis que comprei um iPad. Não para ler, mas para trabalhar. Sou assessora de imprensa e trabalho com mídias sociais e produção de conteúdo, além de ser repórter freelancer para veículos de Petrópolis, onde moro. Queria poder escrever com conforto e rapidez entre uma matéria e outra, de qualquer lugar, e poupar tempo, cada vez mais escasso.

Baixei o aplicativo do Kindle, um dos preferidos do meu digníssimo noivo, que sempre tem um livro bom à mão, guardado no celular, para as filas da vida. A Amazon tinha a edição digital do “Infinite” pra vender, e resolvi apostar mais US$10 na tão aclamada obra-prima do David Foster Wallace. Não me arrependo.

Não porque a tenha lido – vou ter que tirar pelo menos um mês inteiro só pra essa leitura. Mas comprar o e-book me abriu portas para um mundo totalmente novo e desconhecido. Explorando o aplicativo do Kindle, vi como era confortável apoiar o tablet no colo, escolher a cor do papel, a iluminação da tela, o tipo e o tamanho da fonte mais confortáveis pra mim e… voilà! Não precisava marcar, além de poder acessar rapidamente as minhas notas e grifos (e ainda sem precisar marcar ou escrever nas laterais das páginas, algo que sempre me incomodou).

Dentes Guardados

Descobri outros tantos livros gratuitos na loja da Apple – daqueles que já caíram em domínio público – e já baixei vários deles, que me aguardam na minha prateleira virtual. Mas o primeiro mesmo que li no Kindle foi “Dentes guardados”, uma coletânea de contos do Daniel Galera que o autor disponibiliza para download no seu site oficial. Já falei de “Barba ensopada de sangue” aqui, e Galera é um dos autores que mais me cativaram nos últimos tempos, por isso aproveitei para conhecer seus trabalhos anteriores.

Grande Gatsby

Acabei não gostando muito do livro, mas curti muito a experiência de comodidade que o e-book proporciona. O que mais ganhei foi o prazer de me livrar de um preconceito. Sempre me considerei uma leitora analógica, e jamais achei possível curtir uma leitura cujo contato sensorial se limita a uma tela touchscreen. Mas agora que os livros se acumulam em uma estante já sem espaço, muitos deles que certamente não lerei de novo, começo a me questionar o que de fato significa possuir um livro e exibi-lo em prateleiras. No blog Page Turner, da New Yorker, Ian Crouch propõe justamente essa pergunta e revela um desdobramento inevitável desse movimento: um serviço que permite acesso a mais de 100 mil títulos online por uma assinatura mensal de US$10. Ele se chama Oyster e, como não poderia deixar de ser, virou um aplicativo para iPhone e iPod Touch. Um Netflix dos livros, por assim dizer.

O que está claro é que esse significado pode estar mudando – e isso pode não ser tão ruim assim. O fetiche e o apego à palavra escrita é muito válido (e eu ainda mantenho o selinho de juramento de fidelidade aos impressos, como declaro na barra lateral). Mas na medida que nos direcionamos para um mundo cada vez mais sem papel – amém por isso -, é ainda mais importante comemorar a sobrevivência dos romances, contos, crônicas, peças e textos acadêmicos que tanto admiramos em uma mídia ainda mais dinâmica e abrangente. No fim das contas, as histórias sobreviverão. The end.

Um comentário sobre “Por que ler livros digitais?

  1. Nath sempre com seus posts pertinentes!

    Olha, eu também tinha preconceito com livros digitais. Mas até cheguei a cogitar a compra de um Kindle quando viajei pros EUA, só que dentro da Best Buy acabei desistindo.

    Me arrependi quando comecei a ler “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Cada livro era uma dor na coluna e não tinha mochila que ajudasse a melhorar o desconforto. Sempre que o ombro doía, eu lembra do Kindle na prateleira lá em Orlando.

    Acho que as duas coisas podem andar juntas, tanto os livros enfeitando as prateleiras quanto os e-books no Ipad. Só basta escolher onde cada obra vai.

    Beijos!

Deixe uma resposta

