Another Self Portrait, Bob Dylan e os discos ruins

Unknown

Bob Dylan está longe de ter uma carreira irrepreensível. Mas dos esquecíveis Dylan (1973) a Together Through Life (2009), passando pelos medianos Planet Waves (1974) e Love And Theft (2001), nenhum dos seus mais de 30 álbuns de estúdio foi tão mal recebido quanto Self Portrait, uma mistureba que, apesar de trazer faixas ao vivo ao lado da The Band no festival Isle of Wight, mantém o disco como uma das manchas em sua carreira e fez o crítico da Rolling Stone perguntar: “que merda é essa?”

E agora a internet questiona: por que lançar uma segunda parte do disco? Ouvi o stream da NPR essa semana e digo apenas: porque é material inédito de Bob Dylan. Você não precisa gostar do cara ou sequer reconhecer sua contribuição pra música, mas é inegável que Dylan é um dos mais renomados artistas de seu tempo. Inspirado pela música com a qual cresceu, ele se tornou um compositor único, dono de uma musicalidade de escopo vasto, do folk ao rock, do gospel ao country.

A bootleg series permite entender melhor como funciona o processo criativo desse controverso personagem. São sobras e restos de discos que têm o seu valor  para aqueles que buscam sentido na obra do cantor, compositor, ator e poeta que já foi considerado (e negou ser) a voz de sua geração e fez surgir cursos em algumas das mais respeitadas universidades do mundo para estudar a fundo suas letras, livros e obras em geral.

Another Self Portrait não precisava ser bom (eu gostei, me deixem) só pelo valor histórico que tem. Ei, é mais um disco do tio Bob, parem de reclamar. Já o homem por trás do personagem é possível que jamais cheguemos a conhecer de fato. E está tudo bem.

Anúncios

Um comentário sobre “Another Self Portrait, Bob Dylan e os discos ruins

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s