Desafio Literário: “O rei das fraudes”, de John Grisham

oreidasfraudes_johngrisham

Editora: Rocco
Título original: The king of torts
Páginas: 372
Lançamento: 2003

Jovem e ambicioso advogado se mete com o alto escalão da política e da lei e se vê preso em uma trama muito maior do que poderia prever. Clay Carter não é muito diferente dos tantos juristas que habitam as páginas dos romances de John Grisham (essa é provavelmente a sinopse da maioria deles).  Clay era um defensor público de um terno só que recebe uma oferta irrecusável: 15 milhões para oferecer acordos bastante gordos a famílias de vítimas de um remédio em testes.

Esse trabalho se desdobra em muitos outros casos. Clay saiu da defensoria e abriu o próprio escritório, cuja especialidade logo ficou clara: ações coletivas. Graças a um misterioso informante de dentro da indústria farmacêutica, o jovem advogado rapidamente começa a chamar atenção por sua ascensão.

O título de “rei das fraudes” é apenas um dos prêmios que Clay coleta pelo caminho. Mas o livro de Grisham é uma história sobre como o dinheiro e o status social têm o poder de mudar as pessoas. Não é a primeira e nem será a última. Por isso, o romance rapidamente ganha um tom moralista e consequentemente previsível, se desdobrando em uma trama arrastada da qual, se você leu algum  outro livro do escritor, já sabe o final.

A revisão da editora Rocco deixou a desejar, com uma pontuação falha em diversos momentos. No entanto, esse não é o principal problema de “O Rei das Fraudes”. Não é preciso ser um especialista em John Grisham para logo se dar conta de seus artifícios, ora cansativos, ora simplesmente bregas. Em certo ponto da leitura, você começa a se perguntar quantos casos o advogado ainda vai pegar até alcançar a lição moral. O maior estímulo é acabar logo aquela história – não pelo desfecho, mas para partir para uma mais interessante.

Leia também:
“Sobrevivente”, de Chuck Palahniuk (resenha)
“Liberdade”, de Jonathan Franzen (resenha)
“A culpa é das estrelas”, de John  Green (resenha)
Desafio Literário 2013

Anúncios

7 comentários sobre “Desafio Literário: “O rei das fraudes”, de John Grisham

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s