Resenha: “Como Woody Allen pode mudar sua vida”, de Éric Vartzbed

IMG_1218

Parece autoajuda, mas não é. Lendo o nome dos capítulos, também é possível confundir com um livro de humor, mas no fim das contas, “Como Woody Allen pode mudar sua vida” é uma análise psicanalítica da obra do cineasta novaiorquino.

Éric Vartzbed é doutor em psicologia e fã de Woody Allen. Não por acaso, um de seus filmes, “A Outra”, foi o responsável por um momento de mudança na vida do autor francês. Ele passa a estudar, então, aspectos como morte, fé, relacionamentos, a expressão linguística e até o mundo do crime na filmografia de Woody. Ele nos faz recordar dos dramas dos personagens em “Match Point”, “O Dorminhoco”, “Zelig”, “Poucas e Boas”, “Noivo neurótico, noiva nervosa”, “Manhattan”, entre tantos outros, apenas para dizer que, embora esquizofrênicas, antiéticas e egocêntricas, essas pessoas fictícias têm muito a ensinar.

Vartzbed parte do princípio de que o próprio Allen fez análise durante 36 anos, e o assunto é uma constante em seus filmes. Cada um de seus personagens traz camadas profundas, expressas da forma que Woody sabe fazer melhor: tagarelando.

A relação do cineasta com questões inerentes à condição humana é analisada dos pontos de vista lacaniano e freudiano. Leia-se: para aqueles interessados em psicanálise, psicologia e afins. É interessante, mas, apesar da prosa leve de Vartzbed, se torna cansativo para os leigos que não buscam nos filmes de Woody Allen respostas para as mais profundas questões existenciais. Elas podem estar lá, mas não é preciso analisá-las a fundo para ter a vida mudada por Woody Allen. É só se deixar levar pelos seus filmes. Eles certamente já mudaram a minha.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s