Shakespeare and Co. – a livraria dos sonhos

Adoro ir a livrarias grandes, daquelas em que é possível se perder em meio às tantas prateleiras e ainda dá pra tomar um café, comprar DVDs e levar um videogame de última geração.

É provável que elas me encantem tanto por eu ter crescido em uma cidade sem livrarias até os 16 anos. Até então, todas as minhas compras literárias eram feitas no ambiente frio da internet.

Acho que foi “Mensagem Pra Você” que me mostrou o quanto as livrarias pequenas podem ser aconchegantes. No filme da Nora Ephron, Tom Hanks e Meg Ryan disputam o mercado das bookstores em Nova York: ele, dono de uma cadeia; ela, proprietária da livraria da esquina.

Mas foi outro filme que me fez querer conhecer uma livraria – dessa vez, que existe de verdade. Em “Antes do Pôr-do-Sol”, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se reencontram, nove anos depois, em uma charmosa livraria de Paris, a Shakespeare and Co.

A livraria voltou a me chamar a atenção no programa do Craig Ferguson, o meu late night show preferido e que teve um de seus episódios gravados na capital francesa.

Encontrei por acaso um belo minidocumentário mostra um pouco da história desse lugar encantador. Nota pra quando eu for a Paris, quando quer que isso aconteça. Algo me diz que a Shakespeare and Co. ainda estará lá.

Deixe uma resposta

