Keane e Maroon 5 @ HSBC Arena – 25/08/2012

Ir a um show de grande porte hoje pode ser um processo que dura vários meses. Começa com o primeiro boato, os furos de colunistas de música por meio de suas fontes, a confirmação quando vem o anúncio da produtora, a divulgação de datas e preços, a compra de ingressos a meses do espetáculo. Para os fãs mais dedicados, pode ser desgastante – tanto a incerteza, quanto a espera.

Quando foi confirmada a vinda do Maroon 5 ao Brasil, logo me preparei para comprar o ingresso. Primeiro, porque havia perdido seu primeiro show por aqui. Segundo, porque os assisti no Rock in Rio, a dezenas de metros de distância, e em uma apresentação que tinha só os hits. Mas o que mais me motivou a ir foi o show de abertura.

Sempre gostei do Keane, desde “Somewhere Only We Know”. Após dois discos medianos, eles voltaram com “Strangeland”, um trabalho mais maduro e encorpado, um ponto de equilíbrio entre o sentimentalismo do disco de estreia e a força de canções como “Crystal Ball” e “Is It Any Wonder”. O show eu já havia conferido pela internet e sabia que havia a grande possibilidade de gostar ainda mais da abertura que da atração principal.

Foi exatamente o que aconteceu. No último sábado, quem abriu a noite no HSBC Arena foi Javier Colon, que já vem em turnê com o Maroon 5. Eu e meus amigos estávamos na fila quando os portões foram abertos e só conseguimos entrar vários minutos depois, quando Javier já estava cantando – e bem. Só que músicas dos outros. Teve Coldplay, Cindy Lauper… Nada que fizesse seu show marcante.

Quando o Keane subiu ao palco ao som de “You Are Young”, uma das boas faixas do último álbum, foi bem recebido, apesar da pouca familiaridade para uma parte considerável da plateia. Os meninos ingleses logo ganharam o público com o sucesso “Everybody’s Changing”, engatando aí uma setlist curta, mas impecável para o bom conhecedor da banda. Foram 13 músicas que privilegiaram momentos distintos de sua carreira – com direito à melancolia de “We Might As Well Be Strangers” e “Bedshaped”.

O vocal de Tom Chaplin quase não vacila e o vocalista consegue manter o nível de energia, tanto no palco, quanto no público. Ele se mostrou satisfeito com a boa receptividade dos cariocas e prometeu retornar no ano que vem, com um show do Keane. Eu certamente estarei lá.

Uma rápida troca de palco depois e foi a vez do Maroon 5 surgir com “Payphone”, o carro-chefe de “Overexposed”. Quase não se ouvia a voz de Adam Levine, tamanho o coro que se formou no HSBC Arena. Parte disso também se devia ao fato de o microfone estar baixo e o grave do som exagerado ao ponto de incomodar (apesar de suspeitar que se devia à minha posição, na grade, o mesmo não aconteceu nos shows anteriores).

Mesmo assim, a banda conseguiu empolgar o público com uma coleção de sucessos de seus quatro discos, de “This Love” e “Harder to Breathe” a “Misery” e “Won’t Go Home Without You”, passando pelo single “Moves Like Jagger”. Teve até cover de White Stripes, com James Valentine assumindo e vocais e Adam Levine na bateria.

Só não deu para ignorar a falta que o tecladista Jesse Carmichael faz na banda. Ele trazia um pouco de classe e sensibilidade ao grupo que parecem terem sido substituídas por uma roupagem mais pop. O público não pareceu se incomodar e cantou e dançou junto.

No que se propõe a fazer, o Maroon 5 é o melhor que há. Quem prefere a faceta mais pop da banda não se decepciona ao vê-la ao vivo. Grande parte do crédito deve ser dada ao vocalista, um frontman de respeito. Mas quem ainda é apegado ao “Songs About Jane”, como eu, pode ter saído do show com aquela vontade de ouvir “The Sun” não saciada. Ainda prefiro o show do Rock in Rio. E, mais ainda, prefiro o curtinho show de abertura do Keane.

Todas as fotos por Nathália Pandeló

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Keane e Maroon 5 @ HSBC Arena – 25/08/2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s