“Escuta Só” – mas não leia

Não me entenda mal: “Escuta Só” é um bom livro. Alex Ross reúne toda a sua experiência após anos como crítico musical na revista New Yorker e fala com muita propriedade sobre estilos diversos dentro desse universo. O “do clássico ao pop” da capa não é mentira: tem Björk e Verdi, Bob Dylan e Schubert, Radiohead e Mozart, Sonic Youth e Brahms.

Como jornalista experiente, Ross cumpre o que promete. Cada capítulo é uma verdadeira reportagem aprofundada que trata de temas como a música clássica na China, o ensino de música nas escolas americanas e o modo como as gravações mudaram nossa relação com o que ouvimos. Para completar, o autor disponibiliza na internet a “trilha sonora” para ouvir durante a leitura de “Escuta Só” (e que, admito, não se provou muito prática pra mim, que quase não tenho tempo de ouvir música e ler – quem dirá fazer os dois juntos).

O resultado é que é impossível não chegar ao fim das 422 páginas sem uma compreensão maior da música e até de cultura em geral. No entanto, este foi um dos livros mais trabalhosos que li nos últimos tempos – nenhum demérito do texto de Alex Ross, que é muito preciso. Talvez a culpa seja da capa nacional, tão modernosa e hip. Nessa de “julgar o livro pela capa”, não se espera que o “pop” do subtítulo represente uma parcela tão pequena de seus 20 capítulos. É bem verdade que Thom Yorke, Kurt Cobain e Thurston Moore povoam as páginas de “Escuta Só”, mas são insignificantes se comparados às análises de linhas de baixo, da música clássica e da ópera. Uma leiga nesses assuntos como eu facilmente perde o interesse.

Levando-se em consideração que os ouvintes de Nirvana não são necessariamente os mesmos que frequentam filarmônicas e apresentações de quartetos instrumentais, “Escuta Só” pode ser, em muitos momentos, uma leitura trabalhosa para boa parte dos que derem uma chance ao livro eleito pela Time um dos melhores de 2010 – mesmo que tenha muito boa vontade.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s