Porque ‘Black and White America’ é um grande disco

Quando começou a fazer sucesso, no fim da década de 80, Lenny Kravitz causou impacto pelo seu som único. Naquela época, o funk não era lá uma grande inovação, mas ninguém fazia uma mescla tão bem sucedida do ritmo com o rock n’ roll e o soul, o que chegou a gerar comparações com Sly & The Family Stone e Jimi Hendrix. Não era para pouco. ‘Let Love Rule’, seu primeiro disco, passava pelo psicodelismo até beirar o gospel.

De lá pra cá, pouco mudou. Oito discos depois e aos 47 anos, Lenny Kravitz se dá ao luxo de voltar às raízes e lança ‘Black and White America’. A palavra-chave, como bem indica a capa, é ‘nostalgia’. Filho de um branco com uma negra, o cantor novaiorquino faz questão de exaltar essa mistura e compôs uma gama de canções que refletem um Kravitz mais maduro. Talvez por isso seu lado soul ganha cada vez mais espaço, disco após disco, revelando uma sensibilidade admirável.

Aguardado após o sólido It Is Time For a Love Revolution, o novo disco não decepciona e chegou a ser comparado com ‘Songs In The Key of Life’, do lendário Stevie Wonder. No entanto, após uma longa carreira (com muitos altos e alguns baixos), Kravitz consegue se manter relevante e dono de um estilo próprio.

‘Black and White America’ traz rock n’ roll de qualidade, refrões que não saem da cabeça e letras edificantes sobre amor, racismo, identidade, perseverança, sonhos e fé, tudo amarrado com a voz ora doce, ora poderosa do cantor. Os fãs que gostam de seu lado mais sensível não terão do que reclamar. Tampouco os que preferem sua faceta irreverente, presente em canções como os singles ‘Come On Get It’ e ‘Stand’, ‘Everything’ e ‘Rock Star City Life’.

Pouco mais de dez anos após ‘Let Love Rule’, Kravitz declarou: “Nove em cada dez bandas que estrearam em 1989 terminaram. Eu ainda estou aqui”.  Que continue assim, por muito tempo.

Anúncios

Um comentário sobre “Porque ‘Black and White America’ é um grande disco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s