Marina – A Vida Por Uma Causa

Quando saiu candidata à Presidência da República nas últimas eleições, Marina Silva ainda era uma incógnita para grande parte dos brasileiros – apesar de ter se destacado como Deputada Federal, Senadora e Ministra do Meio Ambiente. Ainda assim, a “candidata da Amazônia” conquistou a confiança de quase 20 milhões de eleitores (eu, entre eles). A “onda verde” levou o pleito a um improvável segundo turno.
“Marina – A Vida Por Uma Causa”, de Marília de Camargo César, vem preencher a lacuna que é Marina Silva na mente de muitos brasileiros. A biografia (definida pela autora como uma extensa reportagem) relata a vida da jovem Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima desde as dificuldades enfrentadas no Seringal Bagaço até os acontecimentos que levaram à sua saída do PT e consequente candidatura pelo Partido Verde.
Para um livro sobre a vida de alguém, este fala bastante de morte. Marina foi desenganada por médicos três vezes. Teve cinco malárias, três hepatites e leishmaniose, além de ter sido contaminada por metais pesados. Apesar da aparência e saúde frágeis, o que fica claro para o leitor de sua história é que a protagonista é uma verdadeira batalhadora. Seu passado de ativismo político ao lado de Chico Mendes no conturbado Acre é o começo de uma longa carreira política, iniciada como vereadora em Rio Branco em 1988, culminando no Senado e no Ministério do Meio Ambiente.
O livro, no entanto, não é uma longa lista de suas realizações em quaisquer dos cargos que ocupou. Marina é mostrada, também, como mãe, esposa, professora, mulher de fé (a grande fé da ex-senadora, sempre muito evidente, fica ainda mais explícita nas páginas do livro. Vez ou outra Marina se utiliza de exemplos de personagens da Bíblia para ilustrar um ponto de vista). Sua saída do Partido dos Trabalhadores e seu desempenho como Ministra, temas que geram até hoje controvérsias, foram tratados pela escritora com imparcialidade, fazendo justiça às realizações, mas não deixando de lado as alfinetadas que Marina recebeu enquanto ocupava a pasta.
Mais que uma biografia de uma personalidade da política, “Marina – A Vida Por Uma Causa” é a história de uma grande brasileira, que, como tantas outras, superou com muito esforço e dedicação as dificuldades e limitações que a vida lhe impôs. Numa época em que se cultua um ex-presidente que muitas vezes é usado como exemplo dos que “chegaram lá” sem estudos, o livro de Marília de Camargo César revela uma vida que foi mudada pela educação. Alfabetizada aos 16 anos, Marina continua estudando até hoje. A vida pode não ter lhe dado limões, mas nem por isso ela deixou de fazer uma limonada.
Anúncios

7 comentários sobre “Marina – A Vida Por Uma Causa

  1. Votei na Marina com muito orgulho. O Brasil tinha tudo pra ter uma mulher fantástica como presidente. Infelizmente, o brasileiro ainda não sabe ver através da propaganda e da política assistencialista e populista do Partido dos Trabalhadores.

  2. Certamente uma trajetória de vida inspiradora. Gostei muito de saber mais do livro e o colocarei na minha listinha de desejados. =D

    Beijocas

  3. Votei em Marina Silva por não gostar de nenhuma das formas políticas dos outros candidatos, não conheço detalhes da vida dela, mas com sua resenha dá vontade de ler o livro.

    Resenha ótima!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s