Chuva traz destruição e morte à região serrana

 

Foto: Matheus Quintal/Ascom Prefeitura de Petrópolis

 

Ninguém esperava. Todos ficamos surpresos quando acordamos com notícias trágicas na última quarta-feira. No centro de Petrópolis e nos bairros do primeiro distrito, quase não se percebeu a chuva que caía, mas em Itaipava (terceiro distrito) e arredores a história foi bem diferente.

Até a noite desta sexta-feira, a Defesa Civil confirmou 43 mortes na cidade em decorrência das chuvas. O Vale do Cuiabá, localidade próxima a Teresópolis, foi a área mais afetada em Petrópolis (foto). Em Terê e Nova Friburgo, cidades vizinhas, a catástrofe foi ainda maior e o número de vítimas já passa de 500 em toda a região serrana. A situação ficou tão crítica que até a dona Dilma veio parar aqui.

É claro que é muito bonito ver a mobilização solidária que segue este tipo de desastre natural. Todo o país se comove (com razão) ao ver aqueles que perderam tudo – entes queridos e bens materiais (veja aqui como você pode ajudar). Aqui em Petrópolis tem a campanha da doação em dinheiro, doação de sangue, doação de itens de primeira necessidade em infinitos postos de coleta… Sem falar em cidadãos como eu e você, indo de casa em casa pedindo alimentos, água, colchonetes, roupas e produtos de higiene pessoal, e levando tudo isso até as áreas de difícil acesso. É emocionante ver que, apesar de tudo, o ser humano ainda é solidário.

Quem perdeu a casa vai ganhar aluguel social e, possivelmente, receberá uma casa popular da prefeitura um dia. É o mínimo que se espera. Mas ver esse cenário caótico nos faz questionar se esse dinheiro não seria melhor empregado em reassentar essas famílias que vivem em área de risco antes de acontecer uma tragédia dessas proporções; se qualquer outra ação preventiva não poderia ter sido tomada para evitar que, entra ano, sai ano, as chuvas de verão continuem matando.

Aqui em casa mal percebemos que choveu. Estamos todos bem, sãos e salvos (obrigada a quem se preocupou conosco). Só nos resta colaborar da melhor forma possível e torcer para que em breve tudo volte ao normal.

Anúncios

2 comentários sobre “Chuva traz destruição e morte à região serrana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s