Mulheres na direção

Cholodenko dirige "Minhas Mães e Meu Pai"

Não é apenas nas estradas que a direção das mulheres é questionada. Dificilmente cineastas do sexo feminino figuram entre os diretores mais conceituados, e, de certo modo, é compreensível. Muitas delas acabam aceitando o cordão de isolamento que as limita às comédias românticas, e mesmo aquelas que conseguem imprimir sua marca têm de lidar com uma indústria majoritariamente masculina e que até hoje retrata personagens femininos de forma sexista.

(Eu já escrevi sobre o quanto isso me incomoda, como futura cineasta wannabeaqui.)

Mas Mira Nair, Sofia Coppola, Nancy Meyers, Nora Ephron, Nicole Holofcener, Jane Campion e a recém-coroada com o primeiro Oscar para uma diretora, Kathryn Bigelow, estão aí para provar que a mulherada sabe, sim, dirigir. E bem!

Granik dirigiu "Inverno da Alma"

Na atual temporada de premiações, duas mulheres se destacam nas categorias de melhor diretor. Seus filmes receberam críticas pra lá de elogiosas e figuram entre os favoritos para indicação ao prêmio máximo da Academia. No entanto, se Debra Granik (“Inverno da Alma”) e Lisa Cholodenko (“Minhas Mães e Meu Pai”) não voltarem para casa com estatuetas debaixo do braço, ainda vão poder se orgulhar de um trabalho bem feito e que colheu resultados significativos.

Além disso, seu sucesso ajuda a conquistar aos poucos e cada vez mais espaço para as talentosas mulheres que têm muito a oferecer a uma indústria que, vez ou outra, esquece de fazer bons filmes.

Espero que, quando chegar a minha vez de ser indicada a qualquer prêmio, o fato de eu ser mulher seja apenas um detalhe. Talento não tem nada a ver com o que se tem no meio das pernas.

Anúncios

2 comentários sobre “Mulheres na direção

  1. As mulheres vão dominar o mundo. Fato.

    O problema é que os homens se sentem ameaçados, pois agora até nas áreas que eram praticamente “exclusivas deles” as mulheres estão se mostrando tão e até mais competentes do que eles.

    “Talento não tem nada a ver com o que se tem no meio das pernas”. -> Adorei!!! Frase p/ se twittar hehehehe

    http://boulevardofideas.blogspot.com post literário tem boas pedidas p/ desafio de um livro por mês ;D

    Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s