Twitter: menos banal que você imagina

Que o Twitter se estabeleceu como rede social, ninguém duvida. Compreenda, goste, utilize ou não, é fato que a ferramenta já mudou a forma como interagimos, nos informamos e informamos outras pessoas. Não pretendo, porém, explorar as ramificações sociais do Twitter na vida do internauta ou coisa do tipo – esse é um papo pras aulas de Comunicação e Novas Tecnologias.

No entanto, justamente pelo fato de se tratar de uma rede que ainda não fisgou a maioria dos brasileiros, ainda há quem ache que se twitam apenas banalidades. Embora  haja usuários que ainda acreditam que esse é seu único propósito, é seguro dizer que a fase de “microdiário” foi superada. Tanto que muita gente inteligente e de renome entrou para a rede e interage com os fãs-seguidores.

O site está longe de ser um ambiente virtual cabeça – prova disso é o fenômeno de Orkutização do Twitter. Mas, além de uma galera muito esperta (já indiquei alguns aqui), o microblog conta ainda com um pesado time de verdadeiros gênios – alguns deles, já falecidos. São leitores fieis que acreditam que 140 caracteres de Mário Quintana podem realmente alegrar o dia do seguidor. Assim, frases famosas de alguns dos mais célebres escritores levam um pouquinho de profundidade à já tão corriqueira timeline. Confira alguns abaixo:

LITERATURA BRASILEIRA

  • MACHADO DE ASSIS (Siga) » “Matamos o tempo; o tempo nos enterra.”
  • CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE (Siga) » “Por que chora o homem? Que choro compensa o mal de ser homem?”
  • ADÉLIA PRADO (Siga) » “Eu não quero morrer. Quero amar sem limites, e perdoar a ponto de esquecer-me.”
  • CLARICE LISPECTOR (Siga) » “O que não sei dizer é mais importante do que o que eu digo.”
  • PAULO LEMINSKI (Siga) » “A vida é demais para os poetas. / Sobretudo para os melhores.”
  • MÁRIO QUINTANA (Siga) » “No mesmo rio não se coloca o mesmo pé duas vezes, pois o rio já não é o mesmo e você já não é o mesmo.”
  • CECÍLIA MEIRELES (Siga) » “Eu deixo aroma até nos meus espinhos.”
  • FERREIRA GULLAR (Siga) » “Acho que mais me imagino do que sou, ou o que sou não cabe no que consigo ser.”
  • GUIMARÃES ROSA (Siga) » “Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.”
  • LUIS FERNANDO VERISSIMO (Siga) » “Não sei se vai dar para cobrir a Copa de 2014. Ela se realizará num país que, nos próximos quatro anos, ficará cada vez mais longínquo.”

LITERATURA ESTRANGEIRA

  • WILLIAM SHAKESPEARE (Siga) » “Eu não acredito mais em destino. Destino é apenas uma desculpa para deixar as coisas acontecerem, ao invés de fazê-las acontecer.”
  • FERNANDO PESSOA (Siga) » “Sinto frio n’alma; não sei com que me agasalhar. Para o frio da alma não há manto nem capa, quem o sente não se esquece.”
  • VIRGINIA WOOLF (Siga) » “Toda sociedade é uma tentativa de apreender e influenciar e coagir cada pensamento, tão logo surge, e forçá-lo a ceder a um outro.”
  • CHUCK PALAHNIUK (Siga) » “The one you love and the one who loves you are never, ever the same person.” (Este está mesmo no Twitter!)

Agora você tem argumento contra quem acha que o Twitter só tem bobagens. Só não vale deixar de ler os livros por causa dos tweets, hein?

Anúncios

Um comentário sobre “Twitter: menos banal que você imagina

  1. Eu sou extremamente apaixonada pelo twitter, rs.
    Como jornalista (estudante), acho uam das maiores invenções cibernéticas dos últimos anos, pelo constante troca de informação e notícias a uma velocidade incr´vel (qdo são informações relevantes, claro)

    Beijo =D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s