Músicas que marcaram minha adolescência

Nasci em 1987. Madonna e Michael Jackson já eram astros, mas alguns anos depois, quando eu entrava na adolescência, a tendência musical era outra: o pop das boy bands. Não tenho vergonha de dizer: tenho os cinco primeiros CDs dos Backstreet Boys, os dois primeiros do ‘N Sync, do Five e do Westlife e um do Hanson. Todos originais. Antes disso, eu ouvia É o Tchan e Chiquititas, então você há de admitir: houve uma melhora significativa.

A lista abaixo embalou a minha adolescência – nem conto Jason Mraz e Jack Johnson, por exemplo, que simbolizam o período em que comecei a abrir meus ouvidos para identificar o que gostava de ouvir. As músicas a seguir não são necessariamente as minhas favoritas, mas são aquelas que, se ouvir hoje, saberei cantar, letra por letra.

10. MADONNA | MATERIAL GIRL

Foi por volta dos 10 anos que descobri Madonna. Adorava seus clipes, suas roupas, sua atitude de ‘I-don’t-give-a-damn’. Se tinha um clipe que adorava assistir era o de Material Girl. Eu nem tinha nascido quando a música foi lançada, em 85, mas eu achava o máximo. Hoje é tudo muito brega, mas eu adorava ver Madge cantando e dançando entre tantos admiradores.

9. MARIAH CAREY FEAT. JAY-Z | HEARTBREAKER

Tive uma fase Mariah, sim. Ainda tenho o #1’s no computador. Heartbreaker não é necessariamente a que eu mais gosto, mas foi sem dúvida a que mais ouvi – o Multishow e a MTV pareciam disputar quem exibia mais o clipe. E, vamos combinar, a versão cartoon da Mariah ficou uma gracinha!

8. CELINE DION | MY HEART WILL GO ON

Adorava a Celine Dion! E, por falta do que fazer e disponibilidade da fita, vi Titanic 22 vezes. Dava pra escapar de My Heart Will Go On em 1997? NÃO! A música estava em todos os lugares. É claro que chegou a um ponto em que eu não aguentava mais a música, o clipe, o filme. A cantora eu ainda ouvi por uns bons anos.

7. ‘N SYNC | BYE, BYE, BYE

Escolhi Bye, bye, bye porque foi a música que deu ao ‘N Sync um recorde – só não lembro qual. Acontece que eu gostava muito mais do primeiro CD dos rapazes, mas não dava pra escolher uma só, porque muitas delas eu ouvia incessantemente. A coreografia de Bye, bye, bye até que é legal, né?

6. CHRISTINA AGUILERA | I TURN TO YOU

I turn to you tocou muito. Muito mesmo. Principalmente no Multishow. Pra quem adorava ver TVZ e Top TVZ, como eu, não havia muita escapatória. Acabei gostando muito da música. Christina Aguilera passou de “aquela que não é a Britney” a “aquela que canta melhor que a Britney” (quem não canta?).

5. SAVAGE GARDEN | I KNEW I LOVED YOU

Truly Madly Deeply foi tema de novela, se não engano. E de versão brazuca. Mas eu não liguei muito pra ela. Quando os australianos do Savage Garden lançaram I Knew I Loved You, porém… Eu gostei tanto, mas tanto, que implorei pra minha mãe comprar o CD pra mim. Ela naturalmente hesitou, perguntando “quem é essa gente?”, mas eu insisti. Acabei gamando em muitas outras músicas. Só depois me toquei que a mocinha do clipe é a Kirsten Dunst – eca. Ainda ouço? Não. Mas traz boas lembranças.

4. BRITNEY SPEARS | HIT ME BABY ONE MORE TIME

Nunca fui fã da Britney, mas com essa música ela estourou. Tocava em todos os lugares, e acabei me acostumando a ouvir os hits dela. Me simpatizava. Só depois que a coisa foi caindo muito de nível, e meu ouvido pedia mais umas guitarras é que me perguntei “o que eu estava pensando?”.

3. HANSON | MMMBOP

Ainda tenho simpatia pelos irmãos Hanson. Não adoro a voz do Taylor – eu achava que uma mulher cantava MMMBop – mas acho que eles tenham amadurecido musicalmente, de verdade. Tem umas músicas deles que eu realmente gosto. Mas MMMBop é a que marcou, a que todo mundo sabe identificar como sendo dos cabeludos de Tulsa. A Band adorava passar esse clipe, e vários especiais sobre os garotos. Lembro como se fosse hoje.

2. SPICE GIRLS | WANNABE

Eu e minhas amiguinhas montamos um grupo cover de Spice Girls. Sério. A gente ensaiava e tudo, mas não nos apresentamos publicamente (graças a Deus!). Eu queria ser como a Mel C quando crescesse. Gravei (lembra do videocassete?) o show delas que passou na Globo tarde da noite e vi inúmeras vezes. Também perdi a conta de quantas vezes aluguei Spice World, o filme das Spice Girls. Sério.

1. BACKSTREET BOYS | EVERYBODY

Everybody foi o hit definitivo dos Backstreet Boys, mesmo que Millennium fosse superior ao Backstreet’s Back. Foi graças a eles que aprendi e me interessei por Inglês, e passei um bom tempo babando pelo Nick. Hoje não escuto mais, e não trocaria meu namorado pelo loirinho, mas os boys tem um lugar especial no meu coração.

5 comentários sobre “Músicas que marcaram minha adolescência

  1. Confesso que ADORO BSB até hoje, aliás o show deles foi um dos melhores que eu já fui, mesmo depois do auge ter passado, foi maravilhoso! They still got it! hahahha

    É o Tchan, Chiquititas, Sandy e Jr… quem nunca ouviu? E confesso que Sandy e Jr eu ouço até hj hahahaa

    Madonna é A cantora POP, hoje em dia as músicas estão bem mais chatinhas, mas ela continua sendo a Madonna que dança e canta mt! Um show dela continua sendo um espetáculo!

    Nunca gostei da Mariah, ela berra mt e se acha demais. Tem uma música ou outra que dá p/ ouvir, mas não curto mt ñ…

    Celine sim é cantora. To love you more, Power of Love entre outras, me arrepiam só de ouvir.

    Engraçado que da fase boyband eu só curtia BSB msm, mas tem umas músicas do N’Sync que são legais.

    I turn to you e Genie in a bottle são as músicas mais legais dela, na minha opinião. Ela tem uma voz mt boa sim, mas tbm não simpatizo com ela, sempre gostei mais da Britney hahahaha

    Essa música do Savage Garden é tão lindinha, não enjoo dela!

    Podem falar o que quiser da Britney, mas a menina “inocente” que de repente virava uma mulherona sensual simplesmente ofuscou qualquer uma que tenha surgido na msm época q ela. Tudo era Britney Spears. Ela é uma ótima dançarina e tem umas músicas legais, gostava mt dela antes dela surtar hahahaha

    Save me do Hanson é a que mais me marcou pq tocou numa novela e de repente tocava em tds os lugares. Eu lembro que nunca conseguia identificar se o mais novo e o Taylor eram meninos ou meninas, mas conforme eles foram ficando mais velhos, melhoraram! hahaha

    Spice Girls.. eu AMAVA! Tinha bonecas, comprava os pirulitos delas, inclusive numa apresentação de jazz (que eu fazia qnd era pequena) a nossa performance foi de wannabe. Ouço até hj também…

    BSB foi A boyband, nenhuma se equiparou a eles, eles são os melhores! O novo cd “This is us” é bem ruim, mas os anteriores eu achei excelentes! Para o que eles se propoem a fazer, eu acho que eles ainda o fazem mt bem!

    Mt legal o post ;D

    ps:gostei do novo template ;D

    htpp://boulevardofideas.blogspot.com

    Bjs

  2. Nossa que post mais apaixonante!!!
    Que época mágica a nossa não é Nath?!?!?! Eu nasci em 1983 e passei por tudo isso.
    Sem internet a gente tinha que se virar, eu gravei muitas fitas VHS com clipes da MTV pra assistir depois over and over again ^^ assim como fita K7 e aquela super tecnologia pra achar a música no meio da fita. E o Multshow e seu eterno TVz, que na minha época de manhã passava as legendas em inglês e a tarde em português.
    E CDs originais, pelo menos pra mim não era uma coisa assim que eu podia comprar sempre. Era um tal de juntar a grana do lanche da escola, pedir de presente de aniversário ou implorar para os nossos pais hahaha
    Eu tive um trabalho de educação física no colégio, que a gente ia ter que fazer uma coreografia de alguma música, na hora que a professora deixou levar a música que a gente queria dançar…levei uma da Madonna. Claro que ela não escolhei a minha música…rs
    Nunca curti a Mariah Carey, só curtia assistir aquela música que ela canta junto com a Whitney, que era de um desenho.
    Bom eu tinha a letra dessa música da Celine Dion com um foto do Leo e da Kate colada na contra capa do meu fichário…preciso falar mais nada né kkkkkkk
    Também nunca curti N’sync e Britney na época. Ah como eu lembro de todos os clipes da Cristina e lembro bem das comparações com a Britney. Hahaha
    Nossa e a versão Sandy e Junior de uma música do Savage Garden hauhuahau eu decorei a letra de tanto escutar. E adorava Savage Garden, fiquei com im sorriso no rosto ao apertar o play desse clipe.
    E como passou esse clipe da Spice na MTV hein, e assistia sempre e curtia demais.
    Hanson é um capítulo a parte…hahaha lembro que tinha um cd na minha sala que passou por todo mundo pra gravar um cópia no fita K7. Hahaha
    Adorei o post.
    Bjs

  3. thiago disse:

    Eu que o diga! O primeiro presente que dei para minha namorada (Nathália Pandeló) foi um cd dos backstreet boys, me lembro dos clipes e pastas com posters, e também de ter q disputar a ateçaõ com Nick Carter, mas tud isso é coisa do passado né mozão?! Te amo branca.

Deixe uma resposta

